Quais as dificuldades enfrentadas por empresas familiares?

Neste vídeo em reportagem veiculada na Rede Globo, especialista do SEBRAE-MG alerta para os principais problemas enfrentados por empresas familiares, ou seja, aquelas em que os parentes atuam ou na gestão ou na operacionalização das rotinas da empresa.

Observe que os erros ali mencionados não são exclusivos de empresas familiares. O microempresário e o microempreendedor individual devem observar as boas práticas administrativas de gestão sob a pena do empreendimento não chegar a 2a geração.

Uma resposta

  1. Sugiro a vocês que conheçam e divulguem o blog O Negócio é o Seguinte, mais um canal de informações e conhecimento que o Sebrae oferece ao Microempreendedor Individual (MEI).
    “O Negócio é o Seguinte”: a rede social do microempreendedor individual pode ser acessada em http://www.onegocioeoseguinte.sebrae.com.br
    O blog foi criado com um objetivo bem claro: ser um lugar onde o microempreendedor individual possa encontrar conhecimentos e soluções para o negócio prosperar. Se você tem dificuldades com o controle financeiro, quer incrementar o planejamento, precisa melhorar o marketing do negócio ou outras dúvidas sobre gestão, vale a pena navegar por aqui. Você vai perceber que pode conseguir bem mais do que a informação que precisa; vai entrar em um espaço em que se cruzam notícias sobre o MEI, experiências de outros microempreendedores individuais, orientações de consultores do Sebrae, dicas de cursos de capacitação, planilhas de controle para baixar para seu computador e o que mais você imaginar. Sim, imaginar porque a proposta do blog é que você se torne um frequentador e colaborador ativo. Como? Ouvindo a edição diária do programa de rádio e fazendo perguntas ao pessoal do Sebrae, contando sua história, entrando em contato com outros microempreendedores individuais.
    O programa de rádio, apresentado por Jackson Antunes, tem 5 minutos de duração e traz a cada dia um tema sobre gestão de negócios. A novela aborda o tema a partir de situações do dia a dia de personagens que já trabalham como MEIs . A partir delas, microempreendedores individuais de sucesso conversam com Jackson Antunes, comentando a situação e contando que soluções desenvolveram para seu negócio. Você com certeza vai se identificar com muito do que ouvir e se motivar para mandar suas dúvidas e sugestões.
    Como todo empreendimento, o blog O Negócio é o Seguinte tem metas: ser um lugar de troca de idéias, que traga sempre informações novas. Um lugar que você acesse regularmente como qualquer outra rede social, para se atualizar, se divertir, se integrar, fazer amigos e parceiros. E descobrir caminhos para melhorar seu negócio e sua vida. Para isso, você conta com a estrutura do Sebrae. Entre, fique à vontade, participe!
    Conheça o blog .
    No blog você vai encontrar seguintes seções:
    Programa de Hoje – Os programas veiculados no rádio podem ser ouvidos aqui no blog quantas vezes você quiser.
    Pergunte ao Consultor – Nesta seção você pode enviar perguntas sobre gestão de negócios e outros assuntos relacionados ao Microempreendedor Individual. A resposta será dada por um consultor do Sebrae e divulgada no Blog.
    Gestão na Prática – Aqui o ouvinte pode enviar sua história e o que faz para melhorar a gestão do seu negócio. Nesta seção o leitor pode encontrar as respostas dos consultores às duvidas mais frequentes dos ouvintes.

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: