A Imagem da sua Empresa Começa na sua Recepção!

Imagem

A Imagem da sua Empresa Começa na sua Recepção!

Existe um velho ditado que afirma que “a primeira impressão é a que fica”, e podemos afirmar sem medo de errar que este também se aplica a uma empresa, seja ela de qual ramo for.

Os cuidados devem começar já pela porta de entrada. Pense bem, afinal de contas a maneira como as pessoas são recebidas diz muito sobre a postura da empresa diante dos clientes, parceiros e até colaboradores.

Vemos algumas recepções que nos tratam como se estivéssemos importunando ou até mesmo sendo chatos ou incômodos. Isso é muito ruim

Portanto, nesses casos, é de fundamental importância que a empresa tenha uma recepção organizada, mas não só em questão de mobília e espaço físico, mas também com funcionários educados e eficientes, que garantirão o conforto e a atenção necessária ao visitante ou cliente que ali comparecem.

Uma recepcionista capacitada e atenciosa terá um papel fundamental dentro da empresa.

Esse trabalho não se resume apenas a distribuir sorrisos e “bom dias”, embora essas maneiras sejam essenciais na função.

Para exercer o cargo de maneira satisfatória, a profissional deverá saber se comunicar e manter uma postura profissional.

Uma recepcionista que não consegue atender bem ao cliente é um péssimo cartão de visitas.

Boas recepcionistas conseguem repassar com precisão informações tanto aos clientes, como a equipe da empresa, repassando assim recados, e não deixando o cliente esperando.

Uma mal recepcionista é aquele que não se preocupa com o cliente. Em geral atende à ligação com demora, e quando não deixa o telefone tocando sem parar. Em seu repertório de atendimento vemos frases como como: “olha agora não tem ninguém para lhe atender”, “ligue mais tarde”, “eu não sei dizer”, “não sei quando volta” e assim por diante.

Existem no mercado cursos e treinamentos para os funcionários que exercem a função de recepcionista.

Mas, se você deseja um profissional altamente qualificado e competente, que saberá representar a sua empresa da melhor forma possível, conte com os serviços de mão de obra especializada, economizar nessa hora é um tiro no próprio pé.

Com a segurança e tranquilidade de estar recebendo bem seus parceiros e clientes, você se sentirá muito mais confiante em explorar novos mercados e fechar novos negócios.

Eu aqui enumero algumas dicas que acredito irão lhe proporcionar êxito neste campo:

  • Mantenha em sua recepção somente pessoas atentas, amistosas e que tenham trato com o público. Não adianta ser uma pessoa atraente, mas grosseira;
  • Se possível evite atender clientes e fornecedores no mesmo ambiente, como por exemplo o caso de receber materiais (carga), pois são públicos diversos, com linguajar diverso;
  • Se sua empresa possui vigia ou segurança, estes não devem identificar os visitantes, mas sim a recepção, com toda a cordialidade, uma vez que vigias e seguranças não são amistosos e educados;
  • Por menor que seja seu negócio, tenha uma recepção apartado, uma vez que a recepção atende, faz a triagem, protocolam e podem encaminhar adequadamente muitos outros tipos de visitantes tais como: mensageiros, funcionários, entregadores, prestadores de serviço, etc., sem paralisar a sua atividade fim de sua organização;
  • A recepção deve conhecer bem todas as pessoas e serviços da empresa para poder redirecionar o cliente de forma adequada, evitando assim o famoso e nefasto efeito ping pong;
  • A funcionária ou funcionário que ocupa este importante setor deve ter um bom padrão de instrução escolar e ser educada ou educado. Não desejamos por exemplo que nossa recepcionista trate um diretor de empresa por “meu amor”, “meu bem” e assim por diante. Isso seria o cúmulo do abuso e da falta de profissionalismo;

Quem recepciona mal, vai atender mal!

Muitos negócios são perdidos por causa de uma péssima recepção.

Pense nisso e mãos à obra!

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: